Última alteração: 2023-08-05
Resumo
Este artigo visa qualificar os recursos naturais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável em Moçambique, por meio da determinação de um sistema para a produção de energia eléctrica sustentável, viável e que atenda as necessidades da comunidade de Canda. O autor usou os seguintes instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica, trabalho de levantamento e recolha de dados através do software meteonorms versão 7.2 para recolha dos dados climatológicos a nível do distrito.
Os principais resultados obtidos foram a electrificação rural que visa a modernização, e melhoria das condições de vida da população de Canda, e um sistema composto por 672 painéis solares, cabos PVC de 4mm2, entre outros elementos para a conexão. Realiza-se também o estudo acreditando que as energias renováveis têm a função de comover a comunidade sem acesso a energia eléctrica em prol da sustentabilidade, propondo aos moradores o acesso a energia eléctrica. O desenvolvimento deste sistema socioeconómico cumpre com os desafios do governo, em correspondência a estratégia do acesso universal de energia eléctrica para todos até 2030. Também, visa a previsão e a procura de energia para os próximos 10 anos, tendo como ponto de partida o ano 2020, e o mesmo tem por função, ser um sistema de baixo consumo energético para a comunidade de Canda.
Assim, o autor aposta por uma proposta solar – fotovoltaico, visto que o sistema hidroeléctrico traz vários embaraços ao meio ambiente se comparada a solar, pois com a finalidade de ir ao encontro de aquilo que mais se esta aplicando a nível global, composto por equipamentos de alta tecnologia. E assim, para o sistema faltou o dimensionamento de um rastreador solar de modo a garantir alta eficiência na captação da luz solar.