Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
DAS NOVAS TENDÊNCIAS DE USOS E CONJUGAÇÃO DE "VÓS" EM MOÇAMBIQUE AO PAPEL DA ESCOLA
Félix Nicolau Pelembe

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


Na tradição gramatical portuguesa, normalmente, recorre-se à forma pronominal “vós” para se dirigir a quem se fala quando se trata de mais de um interlocutor. Os verbos quando flexionados nesta pessoa gramatical apresentam uma forma distinta das restantes pessoas do plural assim como do singular (Raposo, 2013; Cunha & Cintra, 2006; Bechara, 2014).

À revelia da norma, os alunos da escola moçambicana tendem a realizar a conjugação de “vós” com a forma verbal correspondente à terceira pessoa do plural (eles/elas). Assim, foi colocada a seguinte pergunta de pesquisa: como é que as práticas pedagógicas explícitas da gramática podem catapultar o conhecimento linguístico dos alunos da 10ª classe sobre os usos e conjugação da segunda pessoa do plural do português?

Pretendia-se por meio deste abordar a conjugação e usos da segunda pessoa do plural de verbos regulares e irregulares no contexto de ensino-aprendizagem. Minuciosamente, são apresentados os parâmetros de uso da segunda pessoa do plural do português, analisados os enunciados linguísticos produzidos por alunos e propõe-se estratégias didático-pedagógicas explícitas para aulas de gramática envolvendo conjugação de verbos. O estudo foi realizado na Cidade de Maputo entre 2021 e 2022, adopta uma abordagem quali-quantitativa, recorrendo a observação não participativa, entrevista estruturada feita a três professores de Português e teste aplicado a 20 alunos da 10ª classe que produziu o corpus de 80 frases. Combinam-se a análise subjectiva, interpretativa e estatística.

Os resultados apontam a inconsistência de conhecimentos linguístico-gramaticais dos alunos sobre os usos e conjugação de “vós”, o crescente desuso dessa forma pronominal em detrimento de “vocês” e a flexão de “vós” com formas da terceira pessoa do plural como uma peculiaridade/inovação do Português de Moçambique (PM) emergente. Questiona o posicionamento tomado pela escola face ao problema e sugere o ensino das formas “vós” e “vocês” explorando diferentes contextos de uso.

Palavras-chave: ensino-aprendizagem, vós, vocês, norma, Português de Moçambique.