Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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INCLUSÃO DIGITAL NO CONTEXTO DO ENSINO ESTUDO DE CASO: CIDADE DE TETE
Veca Luís Vicente

Última alteração: 2023-07-17

Resumo


 

Autor: Vicente, V;

Co-Autor: Mosse, E.

 

 

 

 

RESUMO

A utilização de meios informáticos é indispensável nos dias actuais e é apontada como sendo uma das liberdades individuais por alguns pesquisadores, com isso, origina a exclusão digital e até exclusão sociais. A pesquisa tinha como objectivo geral de identificar e analisar o nível de acesso e utilização dos meios informáticos nas instituições de ensino em Tete, e como objectivos específicos de a) Analisar se os meios informáticos constituem um meio de inclusão digital, e b)Identificar formas para reduzir as desigualdades existentes no que se refere ao acesso e uso de tecnologias de informação. Para se ter a base teórica sobre o tema, buscou-se bibliografia de autores que debruçam sobre a importância de uso das tecnologias de informação e comunicação. Autores como Amartya Sen, Castells, entre outros, as suas teorias, ideias, pensamentos e modelos fizeram parte do estudo. A colecta de dados foi realizada com a combinação de dois instrumentos: questionário e entrevistas semiestruturadas, o que permitiu o uso de abordagens, quantitativa e qualitativa. Para a análise das entrevistas foram utilizados o método de análise de conteúdo do Laurence Bardin. Os resultados da pesquisa mostram que instituições de ensino dos níveis básico e médio não possuem recursos informáticos, tais instituições públicas precisam do suporte não só do governo mas também de toda a sociedade activa para-se mitigar a exclusão digital. Já nas instituições do ensino superior, deve-se melhorar a qualidade dos serviços e uso das TICs; capacitação e treinamento rotineiro da comunidade académica. A pesquisa é descritiva, analítica, com o intuito de descrever e analisar as características da comunidade académica estudada e estabelecer relações entre as variáveis. Docentes, estudantes e profissionais de TI do ensino básico, médio, e superior constituem o universo da pesquisa. Fazem parte da amostra 8 instituições de ensino, todas localizadas na Cidade de Tete.

Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação. Inclusão/Exclusão digital. Inclusão/Exclusão Social. Pobreza. Ensino básico, médio e superior em Moçambique. Globalização.