Última alteração: 2023-07-27
Resumo
A presente pesquisa enquadra-se na Linguística Descritiva do Português, particularmente na produção de passivas sintácticas no ensino secundário geral por alunos moçambicanos, conforme a norma do Português Europeu. Assim, procura-se analisar o conhecimento dos alunos da 11ª classe relativamente à (i) identificação de passivas sintácticas transitivas e ditransitivas; (ii) identificação de verbos que suportam ou não as construções passivas e (iii) produção de passivas sintácticas com verbos transitivos e ditransitivos. A análise de dados incidiu sobre 26 textos de igual número de alunos, seleccionados aleatoriamente, tendo como ênfase a realização de juízos de gramaticalidade. Este procedimento consistiu em contabilizar o rácio de erros e acertos dos alunos relativamente a um conjunto de frases passivas e activas propostas a eles pelo investigador para darem o seu parecer. Fez-se igualmente juízos de gramaticalidade sobre as frases passivas construídas pelos alunos com base em frases activas pré-construídas pelo pesquisador. O rácio de erros e acertos na (i) identificação e na (ii) produção deu-nos uma visibilidade sobre as reais dificuldades e potencialidades dos alunos na identificação e produção de passivas sintácticas. Os resultados ilustram que os alunos revelam maior facilidade na identificação e produção de passivas transitivas, mas enfrentam dificuldades na identificação e produção de passivas ditransitivas. Notou-se ainda que os alunos inqueridos desconhecem as subclasses verbais que não suportam frases passivas. Conclui-se que os erros cometidos são condicionados pela agentivização do objecto indirecto e transitivização de verbos ditransitivos. Futuramente, seria pontual analisar o papel das línguas bantu e do Português de Moçambique na construção de passivas sintácticas por falantes moçambicanos.