Última alteração: 2023-08-01
Resumo
Os exames de admissão têm sido um instrumento privilegiado para a admissão ao ensino superior no Mundo inteiro, mantendo-se fiel ao conceito com que foram criados no ano 3.000 a.C. (Chueri, 2008). Diante dos vários modelos adoptados por diversos países para a admissão a cursos de graduação (Collinson, Barbosa & Ribáuè, 2021), as instituições públicas do ensino superior, em particular, a Universidade Eduardo Mondlane adoptou aquele no qual o exame de admissão é requisito único à admissão (segundo Coates, Edwards e Friedman (2010), portanto, do tipo II (segundo Helms, 2008). A elaboração destes instrumentos, designadamente, de avaliação, requer o cumprimento de fases definidas para a concepção da avaliação de modo conferir-lhe validade (Fives & Didonato-Barnes, 2013), através da aplicação da Tabela de Especificações ou Blueprint (Suskie, 2009; Coombe et al., 2012 apud Singun, 2016). Com características fundamentalmente selectivas, o exame de admissão é preparado para ser administrado à candidatos que, tendo o ensino médio (ou equivalente) concluído, se sujeitam à provas de determinadas disciplinas consideradas nucleares para o curso de Licenciatura ao qual pretende frequentar, conforme previsto nos respectivos planos de estudos dos respectivos cursos. A análise realizada aos exames de admissão realizados durante o período entre 2007 a 2017, permitiu aferir os níveis cognitivos de cada uma das questões aplicadas em cada um dos 49 (quarenta e nove) exames de admissão avaliados e 2780 (duas mil, setecentas e oitenta) perguntas de múltipla-escolha, tendo concluído que os exames de admissão aplicados durante o período de referência, apresentam níveis cognitivos diferentes dos definidos no programa do Ensino Secundário Geral, que é a base para a elaboração dos Blueprint para cada uma das provas. Na realidade, com algumas excepções em particular nas disciplinas de ciências naturais, designadamente, Física, Matemática, Química e Biologia, as demais disciplinas apresentam níveis cognitivos inferiores ao programa do Ensino Secundário Geral, revelando, portanto, que os exames de admissão realizados para a UEM são exames fáceis, à luz do programa do Ensino Secundário Geral.
Palavras-chave: níveis cognitivos; exame de admissão; blueprint; ensino superior.