Última alteração: 2021-08-03
Resumo
Em tempos em que a inclusão é objectivo central dos sistemas educativos é pertinente compreender o lugar das abordagens ou ferramentas cientificamente comprovadas e tendentes a inclusão, no caso a diferenciação pedagógica. Neste sentido foi realizado este estudo qualitativo com o objectivo de compreender qual o lugar da diferenciação pedagógica, como ferramenta inclusiva, na prática educativa através das perspectivas dos professores articuladas as suas acções no processo de ensino e aprendizagem. Para a materialização desta pesquisa recolheram-se dados através de entrevistas semiestruturadas, observação e análise documental. Os resultados deste estudo indicam que os professores, nas suas práticas, implementam técnicas conducentes à diferenciação pedagógica, contudo, esta ferramenta está submersa em práticas pedagógicas tradicionais. Os saberes colhidos nesta pesquisa vão contribuir para reflexões e reformas na praxis pedagógica rumo a inclusão e como ponto de partida para pesquisas futuras.
Palavras-chave: diferenciação pedagógica, inclusão, ferramenta.