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Diagnóstico do processo de ensino-aprendizagemde Física para alunos com deficiência visual em Maputo
Última alteração: 2021-08-04
Resumo
Nas últimas décadas o número de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) está a aumentar. Em consequência desse aumento significativo torna-se relevante pensar,
discutir e propor novas metodologias que possibilitem o processo de inclusão de alunos com NEE. Com esta pesquisa pretende-se diagnosticar como decorre o processo de ensino-aprendizagem
de Física para pessoas com deficiência visual em Maputo. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental e um levantamento de dados por meio de entrevista, referentes ao ensino de ciências/Física para alunos com deficiência visual, buscando investigar as metodologias de ensino de Física aplicadas e levantar as limitações e desafios impostos ao ensino-aprendizagem.
Participaram nesta pesquisa 2 alunos com deficiência visual, 2 professores de Física e 2 gestores da cidade de Maputo escolhidos pelo método bola de neve. Os resultados mostram que apesar do interesse dos alunos em aprender Física, estes deparam-se com muitas dificuldades, como a falta de livros de Física em braile, a existência de cálculos, gráficos e equações matemáticas, a inexistência de propostas didático pedagógicas (materiais e práticas), relacionadas aos conceitos de Física para alunos com deficiência visual, para além do despreparo dos professores para lidar com turmas inclusivas em vista da falta de formação na área das NEE. A análise dos resultados obtidos revela também que as escolas em estudo se encontram despreparadas, de uma forma global, para receber alunos com NEE.
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais, Educação Inclusiva, Ensino de Física, Deficiente visual.
discutir e propor novas metodologias que possibilitem o processo de inclusão de alunos com NEE. Com esta pesquisa pretende-se diagnosticar como decorre o processo de ensino-aprendizagem
de Física para pessoas com deficiência visual em Maputo. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental e um levantamento de dados por meio de entrevista, referentes ao ensino de ciências/Física para alunos com deficiência visual, buscando investigar as metodologias de ensino de Física aplicadas e levantar as limitações e desafios impostos ao ensino-aprendizagem.
Participaram nesta pesquisa 2 alunos com deficiência visual, 2 professores de Física e 2 gestores da cidade de Maputo escolhidos pelo método bola de neve. Os resultados mostram que apesar do interesse dos alunos em aprender Física, estes deparam-se com muitas dificuldades, como a falta de livros de Física em braile, a existência de cálculos, gráficos e equações matemáticas, a inexistência de propostas didático pedagógicas (materiais e práticas), relacionadas aos conceitos de Física para alunos com deficiência visual, para além do despreparo dos professores para lidar com turmas inclusivas em vista da falta de formação na área das NEE. A análise dos resultados obtidos revela também que as escolas em estudo se encontram despreparadas, de uma forma global, para receber alunos com NEE.
Palavras-chave: Necessidades Educativas Especiais, Educação Inclusiva, Ensino de Física, Deficiente visual.