Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
Impacto de rocha fosfatada e biochar na disponibilidade de metais traça e implicação no rendimento de milho (Zea mays L.) e feijão nhemba (Vigna unguiculate L.) num Aresonol ácido
Rogério Borguete Alves Rafael

Última alteração: 2018-09-04

Resumo


Aplicação de doses elevadas de rocha fosfatada apresenta risco de acumular metais traças e afectar negativamente a qualidade do solo. O biochar pode adsorver metais em solos contaminados e reduzir sua disponibilidade, e por isso foi conduzido este estudo com objectivo de avaliar a contribuição do pH e processos rizosférico nas dinâmicas de metais pesados em solos fertilizados com rocha fosfatada e biochar. O experimento foi realizado em vasos, utilizando solo superficial (0 – 20 cm) colectado no distrito de Marracuene, Moçambique. O ensaio em vasos foi conduzido em delineamento completamente casualisados, com duas culturas (milho e feijão nhemba) e 3 tratamentos (i. Controle; ii. Rocha fosfatada (PR na dose 30 g vaso-1; iii. Rocha fosfatada + Biochar de babycorn (PR+BC) na dose de 30 g vaso-1 e 0.9 % (peso:peso), respectivamente. Todos os tratamentos foram repetidos 3 vezes para cada cultura. No final de cada experimento, amostras de solo rizosférico e não rizosférico foram colectadas. O solo foi submetido a caracterização físico-química, e fraccionamento dos metais pesados utilizando o procedimento de dissolução selectiva sequencial. Nas amostras de plantas, foram determinados parâmetros de crescimento e rendimento.

As mudanças na disponibilidade dos metais traças induzidas pela rizosfera foram específicas ao tipo de metal e cultura. No milho a fracção bio-disponível de Cu e Zn reduziu com aplicação de PR+BC e PR, que forçaram a mudança destes metais para a fracção de óxidos cristalino de Fe, enquanto no feijão nhemba, apenas o tratamento PR+BC promoveu redução destes metais da fracção bio-disponível. A concentração de Pb na rizosfera de tratamento PR+BC das duas culturas foi reduzida devido a precipitação ou complexação deste metal pelo ambiente rizosférico e talvez associado ao elevado pH encontrado neste tratamento. A concentração de Zn foi reduzida pela aplicação de PR+BC no milho, enquanto não houve diferenças significativas entre tratamentos no feijão nhemba. A aplicação de dose alta de PR em curto-termo na apresenta um impacto negativo uma vez que os minerais apatite presentes na rocha fosfatada são também capazes de adsorver metais na sua estrutura. Estes metais são micronutrientes das plantas (excepto Pb) e a redução da fracção bio-disponível pode também estar ligada à sua absorção pelas plantas.

Palavras chaves: Rocha fosfatada; biochar; metais traças; fraccionamento de metais; Arenosol