Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
Impacto de rocha fosfatada e biochar na qualidade de solo e implicação no rendimento de milho (Zea mays L.) e feijão nhemba (Vigna unguiculate L.) num Aresonol ácido
Rogerio Borguete Alves Rafael

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


O objectivo deste estudo é de avaliar a aplicação de dose elevada de rocha fosfatada e biochar num Arenosol acido, nas mudanças associadas a indução de raízes e o impacto resultante na qualidade do solo e rendimento de culturas alimentares. O experimento foi realizado em vasos, utilizando solo superficial (0 – 20 cm) colectado no distrito de Marracuene, Moçambique. O ensaio em vasos foi conduzido em delineamento completamente casualisados, com duas culturas (milho e feijão nhemba) e 3 tratamentos (i. Controle; ii. Rocha fosfatada (PR na dose 30 g vaso-1; iii. Rocha fosfatada + Biochar de babycorn (PR+BC) na dose de 30 g vaso-1 e 0.9 %, respectivamente. Todos os tratamentos foram repetidos 3 vezes para cada cultura. No final de cada experimento, amostras de solo rizosférico e não rizosférico foram colectadas e parâmetros químicas e bioquímicas do solo foram determinados.

O pH, P disponível e carbono orgânico facilmente oxidável aumentaram significativamente (P < 0.05) com aplicação de tratamento PR+BC. O tratamento PR reduziu biomassa microbiana e não afectou a respiração do solo no milho, não tendo afectado estes parâmetros na cultura de feijão nhemba, porém o tratamento incluindo biochar aumentou biomassa microbiana comparado com PR. As actividade de b-glucosidase, celulase, xilosidase aumentaram com aplicação do tratamento PR+BC comparado com Controle. O solo não rizosférico do tratamento PR+BC teve maior actividade da enzima leucina-aminopeptidase. Maior actividade de fosfomonoesterase alcalino e fosfodiesterase foi encontrada no solo não rizosférico do tratamento PR+BC. A aplicação de PR+BC resultou no aumento de nódulos e aumentou o rendimento das culturas. As mudanças induzidas por rizosfera de feijão nhemba promoveu a mineralização rápida de matéria orgânica e fixação de N atmosférico como verificado pela elevada actividade de glucosidase, quitinase e nodulacão. A aplicação de PR+BC em Arenosol ácido pode ser considerado um fertilizante de acção lenta na libertação de nutrientes.

Palavras – chaves: rocha fosfatada, biochar, enzimas, biomassa microbiana, respiração do solo, Arenosol