Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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Análise da incerção da música tradicional moçambicana nos currículos de formação musical.
Edson Gopolane Uetela Uthui

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Este artigo é uma continuidade da reflexão sobre a educação musical em Moçambique, em que se levam à discução de aspectos ligados ao processo de ensino-aprendizagem de música, desde os processos e meios à relevância, sem deixar de lado a eficácia de todo o processo e de cada uma das partes. O ponto de partida é o currículo para formação musical, tendo como base os seus conteúdos. No caso concreto, incidir-se-á sobre os a música tradicional moçambicana. Pretende-se aquí perceber o nível de incersção da música tradicional moçambicana no curriculo de formação musical em Moçambique. A busca dessa percepção acenta-se nalgumas linhas de pensamento, segundo as quais, por um lado Moçambique está na mesma área geomusical que a Europa, partilhando mesmas carcacterísticas musicis e por outro lado, os diferentes grupos étnicos que compoem Moçambique encerram características própras que as distinguem umas das outras e incluem-se nessas características as relacionadas com a música. A presente pesquisa desenvolve-se numa abordagem qualitativa em que o foco é a compreensão do fenómeno num determinado grupo social, como forma de recolha de dados, recorreu-se à observação não participante, a recursos bibliográficos e de forma associada a documentos.

Palavras-chave: Música tradicional, Formação musical, Currículo