Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE DUAS LINHAGENS GENÉTICAS (PENAS NORMAIS E PENAS FRISADAS) DE GALINHAS INDÍGENAS DE MOÇAMBIQUE
Alberto Pondja

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A galinha indígena é entre as espécies avicolas a mais criada pela famílias das zonas rurais e periurbanas do nosso País. Este sector tem sido um verdadeiro reservatório destas aves ao longo dos anos. Muitas destas famílias criam as aves de forma tradicional, quase sem investimentos, no entanto, recebem destas alimentos de alto valor biológico (carne e ovos) e sua venda contribui directamente nos rendimentos para o sustento das famílias.

O objectivo do estudo doi de avaliar as características de carcaça de duas linhagens genéticas (penas frisadas e penas normais) de galinhas indígenas de Moçambique. As aves foram adquiridas na granja da Faculdade de Vterinária da Universidade Eduardo Mondlane e Maputo, onde o estudo foi realizado. Um total de 20 aves foram abatidas (5 amchos e 5 fêmeas por grupo), para avaliar (1) características de carcaça (peso vivo, peso de carcaça), rendimento de carcaça, do peito e de pernas (coxa e sobrecoxa), (2) rendimento das vísceras (fígado, moela e coração) e da gordura abdominal e (3) os parâmetros físicos da carne. Pra todos os paâmetros físicos avaliados na carne, somente o valor de L* apresentou diferença significativa (p<0,05), enquanto para as características de carcaça e rendimento das vísceras não foram observadas diferenças significativas (p>0,05). O estudo fornece importantes informações sobre as características e qualidades da carne das galinhas indígenas em estudo.