Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
ÍNDICE DE HABITAT ADEQUADO NA AVALIAÇÃO DO SUCESSO DAS TRANSLOCAÇÕES: CASO DO BÚFALO EM MOÇAMBIQUE
Carlos Manuel Bento

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


C.  Bento, Museu de História Natural-Universidade Eduardo Mondlane, Praça Travessia do Zambeze 104, Maputo, Moçambique.

C. Chimimba, Department of Zoology and Entomology, University of Pretoria, Private Bag X20, Hatfield, 0028 South Africa.

 

P. Cardoso, Bioinsight, Lda. Rua Antero de Quental, Nº52 B  2675-690 Odivelas, Portugal.

O Índice de Habitat Adequado (SHI), gerado pelo Modelo de Nicho Ecológico (MNE), pode ser útil na previsão do sucesso ou no fracasso das translocações de animais bravios. E bem como na identificação de áreas altamente produtivas para a conservação da biodiversidade. Neste trabalho avaliamos o índice de adequabilidade do búfalo africano e bem como os fatores ambientais que influenciam a sua distribuição probabilística. Adicionalmente, desenvolvemos o modelo simples para auxiliar os gestores das áreas de conservação na tomada de decisões nas translocações para o repovoamento da fauna.

Com o auxílio do Maxent geramos o índice de adequabilidade (SHI) do búfalo africano em Moçambique. Este índice foi posteriormente usado para representar adequabilidade do búfalo africano na sua proveniência contra adequabilidade no destino, durante as translocações.

Os resultados mostram que os búfalos translocados com o índice negativo entre a origem e o destino, tem um índice maior de mortalidade. Os locais de destino dos bufalos translocados, nos quais precauções no melhoramento do habitat foram tomadas as mortalidades são baixas. Concluindo, pode-se usar o índice de adequabilidade dos habitats para prever o sucesso ou fracasso das translocações dos búfalos. Em casos de possibilidade do fracasso podem ser tomadas medidas adicionais de melhoria do habitat para reverter a situação

 

Palavras-chave: Translocação, Repovoamento, Índice de Habitat Adequado