Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DOS CAROTENÓIDES, AMIDO, MATÉRIA SECA E LÍPIDOS DE BATATA-DOCE POLPA ALARANJADA (IPOMOEA BATATAS L.) PRODUZIDA EM MOÇAMBIQUE
Inácio António Manhiça, Anders Carlson, François Munyemana

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A batata-doce (Ipomoea batatas Lam.) é uma das culturas que desempenham um papel importante na segurança alimentar especialmente nos países em via de desenvolvimento tais como Moçambique. É destacada por ser uma fonte de nutrientes tais como carbohidratos, minerais, fibras, vitaminas e antioxidantes como carotenóides e antocianinas. O objectivo do presente estudo foi de determinar os teores de carotenóides, amido, matéria seca e lípidos em variedades de batata-doce produzidas em Moçambique.

Foram objecto de estudo, seis variedades de polpa alaranjada (Amélia, Erica, Irene, Namanga, Nhacutsei e Tio Joe) e cinco de polpa creme produzidas em Moçambique e duas de polpa alaranjada (Orleans e 12-52) produzidas na Suécia. A matéria seca foi determinada pelo método da Associação Oficial de Química Analítica; o teor de amido foi determinado pela hidrólise enzimática usando os métodos 996.11 da Associação Oficial de Química Analítica e o método 76.13 da Associação de Química Analítica de Cereais, cujos princípios dos métodos baseiam-se na degradação da glicose pela adição da a-amilase e amiloglucosidase; a análise dos lípidos foi feita usando a cromatografia de camada fina; os carotenóides foram extraídos por maceração usando a mistura de solventes de hexano e etanol, e a análise de carotenóides foi realizada usando a cromatografia líquida de alta eficiência. Para a quantificação e identificação dos carotenóides foi usado um padrão externo de b-caroteno.

Somente as variedades de batata-doce de polpa alaranjada demonstraram uma percentagem significativa de carotenóides com maior destaque para a variedade Tio Joe. As variedades de polpa branca não apresentaram teores significativos de carotenóides mas demonstraram maiores teores de amido e matéria seca. Verificou-se uma quantidade insignificante de lípidos em todas as variedades. As variedades de batata-doce de polpa alaranjada produzidas em Moçambique apresentaram maiores teores de carotenóides e amido em relação às variedades suecas.

Palavras-Chave: Batata-doce, carotenóides, amido, matéria seca, lípidos.