Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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Mão-de-obra não qualificada em estabelecimentos turísticos na praia do Tofo: Impactos, Desafios e Oportunidades.
GERCIA FILITA CUCHE

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


G.F.CUCHE

O turismo tem sido destacado como uma das actividades de maior crescimento nos últimos tempos e denotado como um dos sectores prioritários para o desenvolvimento económico de Moçambique. A praia do Tofo é um dos destinos de referência, no que tange ao turismo de sol e praia, na província de Inhambane onde, para além da oferta de alojamento é notável, nos últimos anos, um crescimento significativo de estabelecimentos de restauração. O presente artigo aborda as motivações e o impacto da contratação de mão-de-obra não qualificada em restaurantes na praia do Tofo localizada no município de Inhambane, com o objectivo de identificar os desafios e oportunidades da qualificação e demonstrar as vantagens da contratação de profissionais qualificados para prestação de serviços nos restaurantes. Para a realização deste trabalho, além da pesquisa bibliográfica, foi crucial a compreensão da dinâmica de trabalho nesses estabelecimentos através da observação, questionários semi-estruturados e conversas informais, bem como o envolvimento nas actividades quotidianas através de um estágio decorrido entre 2016-2017. Constatou-se, com o trabalho, que a grande parte dos restaurantes, neste destino, são compostos por um quadro de pessoal não qualificado, o que influencia directamente na qualidade da prestação do serviço. Contrariamente ao cenário que se vive em outros pontos da província, o município de Inhambane conta com uma Escola Superior de Hotelaria e Turismo, o Instituto Industrial Eduardo Mondlane e o Centro de excelência em Hotelaria e Turismo que leccionam cursos de hotelaria e turismo e tem formado capital humano para responder a essa necessidade do mercado, que constitui uma vantagem, no entanto e necessário que haja maior colaboração e interacção entre os estabelecimentos e as instituições de ensino de forma a reverter o cenário actual e melhorar a qualidade na prestação de serviço neste destino.

Palavras-chave: Formação; hotelaria; restauração; mão-de-obra; Inhambane.