Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: MIMA/PEDRAS UMA EXPERIÊNCIA DRAMATÚRGICA PARA PERFORMANCE E TÉCNICA DO ACTOR
Rogério Paulino Manjate

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: MIMA/PEDRAS UMA EXPERIÊNCIA DRAMATÚRGICA PARA PERFORMANCE E TÉCNICA DO ACTOR

Rogério Manjatea e Sufaida Moianeb

a Universidade Eduardo Mondlane – Escola de Comunicação e Artes, curso de Licenciatura em Teatro

maderazinco@gmail.com

b Universidade Eduardo Mondlane – Escola de Comunicação e Artes, curso de Licenciatura em Teatro

sufaidamoiane@gmail.com

 

 

RESUMO:

A partir do processo de criação do espectáculo Mima/Pedras, pretende-se partilhar e discutir a experiência de construir um espectáculo teatral a partir das narrativas autobiográficas. Discute-se por isso o papel das narrativas autobiográficas como ferramenta para o processo de construção do espectáculo teatral e as suas implicações nas perspectivas do actor e do encenador e dramaturgo. No âmbito do projecto final de culminação de estudos na ECA-UEM, a actriz pretendia descobrir os caminhos a percorrer no processo de criação e a utilização das suas próprias histórias como motor para o acto criativo e da compreensão de si próprio enquanto indivíduo e criador. Enquanto que o encenador, como artista no contexto moçambicano, pretendia compreender o processo dramatúrgico da construção do espectáculo e mais tarde o valor terapêutico da experiência.

Reconhecendo o facto de que a pesquisa era experienciada através do corpo, imerso num laboratório de criação de performance, implementou-se um método fenomenológico baseado na prática, a chamada practice as research (PaR). Através das histórias e memórias e o trabalho de uma actriz, esta pesquisa salienta o processo através do qual se constrói o espectáculo e se faz as escolhas dramatúrgicas.  E conclui que estas narrativas em função dos temas abordados assume valores terapêuticos e de autoconhecimento e de superação. A representação assume valores ambivalentes: o autoconhecimento e o estímulo artístico, pois fornece técnicas que servem para estimular a espontaneidade e a criatividade.

Palavras-chave: dramaturgia, narrativas autobiográficas, performance, técnica do actor.