Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
PARA UMA DRAMATURGIA MOÇAMBICANA: A ESTÉTICA DO ESPECTÁCULO TEATRAL
Rogério Paulino Manjate

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


RESUMO: O presente trabalho, integrado no programa de pesquisa “Para a construção de uma dramaturgia moçambicana”, no âmbito da disciplina de Dramaturgia, do curso de Licenciatura em teatro da Escola de Comunicação e Artes da UEM, tem como objectivo compreender a dramaturgia estética do teatro moçambicano.

Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica, tendo recolhido os dados através de entrevistas semi-estruturada dirigidas a oito encenadores moçambicanos, actuando nos últimos 30 anos fazendo espectáculos teatrais – entre os mais experientes e os recém-graduados pela UEM – combinado com a análise dramatúrgica dos espectáculos criados por estes encenadores.

Foi possível perceber de que existe uma tendência para abordar e discutir de forma consciente temas e assuntos locais – do tradicional ao moderno – o que pode ajudar a revelar de forma subliminar uma estética moçambicana, a partir do momento em que o homem que representa e o homem que é representado são moçambicanos. Mesmo quando se trate de textos estrangeiros existe a ideia de os moçambicanizar, recorrendo a vários mecanismos de adaptação, tais como linguísticos, onomásticos entre outros. Em relação à representação, essa moçambicanização é com recurso ao movimento e à gestualidade das danças tradicionais moçambicanas. E cada vez mais existe uma simbiose do teatro dramático e do teatro não dramático. Os encenadores concordam que isso se apresenta como um caminho legítimo para a construção de uma dramaturgia moçambicana.

Palavras-chave: Dramaturgia, espectáculo, estética, identidade.