Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
Estudo da variabilidade genética na distribuição geográfica da tilapia na região Sul de Mocambique
Erica Helena Tovela, Erica Helena Tovela

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


 

 

Autor: E. Tovela

Co-autor:  C. Ferrari

O presente estudo tinha como objectivo comparar as diferenças existentes entre as espécies de tilápia de acordo com a sua distribuição geográfica nos principais rios do sul de Mocambique, para dar uma visão da posição taxonómica desta espécie. Considerando que  as espécies de tilápias existentes nessas regiões derivam de rios sem nenhuma conexão o pressuposto é que elas teriam padrões ou características genéticas distintas.

Foram coletadas e analisadas 45 amostras de barbatana peitoral e pélvica, nos seguintes rios, Rio Ncoluana, Rio Umbeluzi e Rio e rio Inharrime, Limpopo e na Represa de Massingir. E foram incluidas 10 amostras de tilápia provenientes dos distritos de Ribàúe e Malema na província de Nampula que serviram de comparação em relação a filogenia das mesmas. Estas amostras de tilápia foram extraídas usando o kit da promega, e os dados das sequências de DNA foram obtidos dos fragmentos do gene mitocondrial COI(citocromo oxidase) atraves de uma amplificação por PCR. Amostras de DNA foram purificadas e enviadas para sequenciamento para Macrogen.

Os resultados de sequenciamento mostraram que as espécies do rio Limpopo resultaram  em especies pertencentes a Oreochromis niloticus, coincidindo com a nossa hipótese, mas surpreendentemente as amostras da Represa de Massingir indicaram que a espécie existente era a Oreochromis mossambicus. No entanto em relacao as linhagens da tilapia foram encontrados 7 haplogrupos e 26 haplótipos mostrando o quão distintas estão as espécies de tilápia nos difrerentes locais. É necessário que trabalhos semelhantes sejam feitos aumentando o número de amostras e as áreas de amostragem, de modo que seja possivel fazer uma análise filogenética e estudo da população da tilápia ao longo do país.

 

 

Keywords: tilapia, variabilidade genetica, COI