Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS GROSSOS RECICLADOS EM BETÕES DE LIGANTES HIDRÁULICOS
Arao Joao Manhique

Última alteração: 2018-09-11

Resumo


Moisés Mabue, Emília Duarte, Américo Dimande, Arão Manhique e Carvalho Madivate

A indústria de construção representa uma das principais fontes de geração de resíduos sólidos. Dentre eles destacam-se os resíduos que resultam de processos de construção, demolição e de reabilitação.

Apesar da extensa pesquisa e utilização deste tipo de resíduos, em Moçambique  regista-se um grande subaproveitamento de Resíduos de Construção e Demolição (RCD). Por outro lado, não existe no nosso país um registo de regulamentação e outras normas sobre a gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD), como acontece com os resíduos sólidos urbanos, talvez porque os primeiros não representam um risco significativo de contaminação. Este ponto de vista leva a que a gestão de RCD seja feita de maneira não uniforme pelos construtores ou empreiteiros.

Neste trabalho propõe-se avaliar a possibilidade de utilização dos RCD’s no fabrico de betões com ligantes hidráulicos. A metodologia adoptada consistiu na identificação e recolha de RCD, realização de testes de caracterização dos resíduos, preparação de provetes e realização de ensaios físico – mecânicos.

Os resultados obtidos da análise dos RCD’s revelaram que estes apresentam características químicas próximas às exigidas para os agregados naturais. Contudo, a maior parte das amostras apresentaram perdas de massa acima do valor recomendado para os agregados naturais, apresentando sobretudo características reactivas.

Para o estudo da resistência mecânica foram produzidos cubos de betão usando, por um lado, agregados reciclados e, por outro, agregados naturais. Os valores de resistência à compressão de cubos de betão produzidos com os RDC’s são silmilares aos obtidos em betão produzido por agregados naturais. Assim conclui-se que existe possibilidade de utilização de RCD’s como agregados grossos em betões com ligantes hidráulicos.

Os resíduos de obras de construção apresentam valores de resistência à compressão superiores as do betão produzido com o agregado natural, devido ao facto de o resíduo de construção resultar muitas vezes de betão fresco.

 

Palavras-chave: Agregados reciclados, betão, resíduo, RCD