Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
Estudo comparativo do efeito de cinzas de resíduos agro-industriais em argamassas de revestimento
Arao Joao Manhique

Última alteração: 2018-08-15

Resumo


Kenneth Marizane, Arão Manhique e Carvalho Madivate

Como parte dos esforços realizados para a substituição parcial do cimento nas argamassas por resíduos de processos industriais e agrícolas, foi realizado o presente trabalho que tem como objectivo comparar o efeito de cinzas do bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz e sabugo de milho, usados em substituição parcial do cimento em argamassas.

O ensaio iniciou com a determinação das condições óptimas para a produção de cinzas com o maior teor de material amorfo, seguida da produção de provetes e determinação de suas propriedades mecânicas.

Os resultados de resistência à compressão de provetes com adição de cinzas de bagaço de cana-de-açúcar, obtidas na queima industrial do bagaço na Açucareira de Xinavane, mostram, para as fracções com granulometria inferior a 0.08 mm e 0.16 mm, valores de resistência à compressão superiores ao valor mínimo prescrito nas normas aplicáveis, mesmo para teores de cinza de 20% e 15% de cinzas respectivamente. Estes resultados são encorajadores pois mostram a possibilidade de uso destas cinzas após peneiração e sem um tratamento adicional.

No que diz respeito as argamassas produzidas a partir de cinzas preparadas no laboratório, as cinzas de casca de arroz mostram o melhor desempenho, com valores de resistência à compressão comparáveis aos das argamassas convencionais, aos 5% de aditivo, e valores de resistência à compressão iguais ou superiores ao valor mínimo prescrito nas normas, até 15% de aditivo e para o tempo de cura de 28 dias. A análise dos resultados mostra que para além da optimização do processo de produção das cinzas, deve-se prestar uma atenção especial ao grau de finura do material, que influencia fortemente as propriedades das argamassas.

Palavras-chave: Cinzas de bagaço de cana-de-açúcar, cinzas de casca de arroz, cinzas de sabugo de milho, resíduos agrícolas com actividade pozolânica