Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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A ESCOLA BILINGUE: IMPLICAÇÕES PARA A COMUNIDADE, CULTURA E IDENTIDADE SURDAS
Luis Joaquim Muengua

Última alteração: 2018-08-15

Resumo


Eixo temático da Conferência: Cultura, Sociedade e Educação.

C. Morgado; L. Muengua; C. Alves & O. Coelho

 

O presente trabalho fundamenta-se na visão socio-antropológica da surdez, que advoga a pertença do Surdo a uma comunidade e cultura próprias, como usuário de uma língua visuo-espacial, com direito a uma educação bilingue significativa e eficaz. É neste contexto, em que as dinâmicas social, política e económica ultrapassam a dimensão territorial, que o debate em torno da escola e da afirmação da cultura surda se afigura urgente à escala global.  Portanto, assentes no método bibliográfico, construimos uma abordagem que discute questões atinentes à cultura e identidade surdas, cuja análise enfoca a população surda inserida na escola bilingue para surdos, de onde se constata que parte significativa dos surdos acede à língua gestual quando ingressa nesta instituição, iniciando, a partir desse contacto, a imersão na cultura surda e a construção identitária. Partindo da premissa que a escola é uma espaço relacional e cultural, entendemos que é dentro dela - através da interação com os seus pares -  que o surdo constrói a sua identidade e se insere na comunidade surda. Posto isto, a escola para surdos assume-se como lugar privilegiado, sendo um espaço formal que permite algumas práticas culturais, desenvolve competências para a vida e proporciona um leque de condiçoes para o exercício da cidadania, o que nos chama atenção para algumas acções tendentes à pedagogização ou normalização do surdo e dos movimentos surdos. Conclui-se que há marcas que são produzidas no espaço escolar e se fixam na comunidade surda, numa acção fortemente influenciada pela a instituição escolar - reguladora da sociedade -, por ser onde se determinam regras e estabelecem situações dos indivíduos, o que, por sua vez, será suscetível de permear actuações favorecedoras de comportamentos de exclusão/inclusão de indivíduos e/ou grupos, de acordo com padrões, valores e comportamentos preconcebidos.

Palavras-chave: Comunidade Surda, Cultura Surda, Escola Bilingue e Identidade Surda.

Bibliografia: Veiga-Neto e Lopes; Amado; Orquidea; Evani; Skiliar

Carolina Morgado, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Brasil, mestranda da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, Portugal. (morgadocarol@hotmail.com)

Cláudia Alves, Intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Portugal, mestranda da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, Portugal. (claudiaalves_07@hotmail.com)

Luís Muengua, Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, mestrando da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, Portugal. (luismuiengua@gmail.com)

Orquídea Coelho, CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, Portugal. (orquidea@fpce.up.pt)