Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
LEUCEMIA MIELÓIDE CRÓNICA - ESTUDO DE CASO
José Manuel Muzipua

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Introdução: A Leucemia Mielóide Crónica é uma doença hematológica, causada por falha genética nas células-mãe precursoras de células sanguíneas, que orresponde a 15-20% das leucemias.

Objectivo: é descrever um caso clínico de Leucemia Mielóide Crónica diagnosticado na Enfermaria de Medicina I do Hospital Central de Nampula, no mês de Setembro de 2017.

Metodologia: Descrição do caso: JM, 36 anos, masculino, comerciante, refere aumento do volume abdominal simétrico, acompanhado de dor na mesma região, falta de apetite, fraqueza e perda de peso que não soube estimar os quilos perdidos. Ao exame físico apresentava fervores crepitantes bibasais, sopro na válvula mitral grau 4/6, circulação colateral tipo cava inferior, varizes abdominais e nos membros inferiores, hepato-esplenomegália dolorosas e perda parcial da acuidade auditiva bilateralmente. Os exames complementares mostraram: Leucócitos = 580.7 x 103 por microlitro de sangue; Hemoglobina = 7,3 gramas por decilitro; Cardiomegália e infiltratado inflamatório bibasais ao raio-x, hepato-esplenomegália e hidronefrose bilateral vistas à ecografia e o esfregaço de sangue periférico revelou presença de células blásticas circulantes.

O tratamento efectuado foi Penicilina cristalizada: 3000000 Unidades Internacionais de 6 em 6 horas pela via Intravenosa; Aspegic: 1 ampola de 6 em 6 horas pela via Intravenosa; Complexo B: 1 comprimido de 12 em 12 horas pela via oral; Cotrimoxazol + Soro Fisiológico: 960 miligramas + 250 mililitros de 12 em 12 horas pela via Intravenosa e Ciclofosfamida: 1 comprimido de 12 em 12 horas pela via oral.

O paciente recebeu alta após 14 dias de internamento e fez seguimento nas consultas externas de Oncologia.

Conclusão: A Leucemia Mielóide Crónica tem sintomatologia diversificada, que faz com que seja difícil o diagnóstico. A abordagem holística e intervenção multidisciplinar durante o tratamento do paciente  oncológico foi indispensável, o que se confirmou o bom tratamento e seguimento do doente.

Palavras-chave: Leucemia Mielóide Crónica, Oncologia, manejo clinico.