Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE Latuca sativa IRRIGADA COM ÁGUA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS
Teodora Vaz

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Introdução: A irrigação de culturas com água residual tratada é uma alternativa para manutenção das hortícolas, no entanto, essa água pode colocar em causa a qualidade das culturas irrigadas, causando assim problema de saúde pública. O presente experimento tem como objectivo avaliar a qualidade microbiológica de Latuca sativa (alface) irrigada com água residual submetida a filtração lenta em areia.

Metodologia: Foram analisadas 2425 amostras (n=970 de água e n=1455 de alface). Das amostras de água, 485 passaram por um processo de filtração lenta em areia, e posteriormente usada para irrigar o primeiro campo de alface, e a outra parte de amostras (n=485), não passou por nenhum processo de filtração e irrigou-se directamente o segundo campo de alface, adicionou-se um terceiro campo de alface irrigado com água potável que serviu como grupo controlo. Todas amostras foram analisadas usando o método de Número Mais Provável para detectar a presença de coliformes totais, fecais e Escherichia coli.

Resultados: Detectou-se coliformes totais em 49% da água não filtrada e 46% da filtrada. Foram detectados 46% e 49% (água não filtrada), 41% e 38% (água filtrada) de coliformes fecais e E.coli respectivamente. Nas amostras de alface, coliformes totais estiveram presentes em 30% das alfaces irrigadas com água não filtrada, 29% das alfaces irrigadas com água filtrada e 27% das irrigadas com água potável. Os coliformes fecais foram detectados em 27% das alfaces irrigadas com água não filtrada, 27% irrigadas com a filtrada e 22% com água potável. A E.coli foi detectada em 26% e 20% das alfaces irrigadas com água não filtrada e filtrada, respectivamente; e em 19% das alfaces irrigadas com água da torneira.

Conclusão: Os níveis de microrganismos indicadores de contaminação fecal para os parâmetros analisados, encontraram-se dentro do intervalo recomendado pela Organização Mundial da Saúde, como sendo aceitáveis para água de irrigação de hortícolas.

Palavras-chave:Qualidade microbiológica, Filtração, Irrigação, Hortícolas.