Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
Aptidão da terra para Projectos de Desenvolvimento de Recursos Hídricos - Estudo de caso no sector árido-semiárido do sudoeste de Moçambique
Inocencio Jose Joao Francisco Pereira

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Áreas áridas e semiáridas na África Austral são caracterizadas por chuvas baixas e alta variabilidade na precipitação, secas frequentes, longos períodos de humidade do solo baixa e frequentes eventos extremos de chuva com inundações repentinas. Essas condições formam uma das causas mais importantes para a vulnerabilidade das pessoas que vivem nessas áreas.

Nota-se que a maior parte da água da chuva que cai em assentamentos humanos é perdida para a atmosfera através da evapotranspiração (evaporação mais transpiração de água captada pelas plantas), ou corre para os rios longe dos assentamentos antes que ela possa ser usada. Em áreas áridas e semiáridas, essas perdas tornam-se de grande interesse para o enfrentamento da vulnerabilidade socioeconómica. A colecta de água da chuva pode contribuir muito para reduzir essas vulnerabilidades. A colecta de água da chuva costumava ser comum no passado, mas com o passar do tempo essa tradição secular foi esquecida e agora é urgente revitalizá-la para aproveitar melhor a água nos períodos em que ela é escassa.

O artigo apresenta resultados iniciais de mapeamento de locais potenciais para localização de reservatórios de água artificiais, como pequenas barragens. Em áreas áridas e semiáridas, a pouca chuva geralmente cai muito intensamente (inundações repentinas) e, muitas vezes, sazonalmente. Baseando-se na teoria da modelagem de risco de inundação, áreas onde a água da chuva que chega à superfície e entra nos cursos de água e se acumula estão a ser mapeadas no sudoeste de Moçambique. O processo sustenta-se em ferramentas de sistemas de informação geográfica e produtos derivados da teledetecção e estudos de campo. A tarefa busca contribuir para melhorias nas estratégias de mitigação ou adaptação à variabilidade climática em áreas áridas e semiáridas da região.