Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA PARA AGRICULTURA IRRIGADA NA ÁFRICA SUBSAHARIANA: POTENCIAIS E CONSTRAGIMENTOS
Celma Almerinda Niquice Janeiro, Andre Marques Arsenio, Rui Brito, Jules van Lier

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A reutilização de água tratada ou parcialmente tratada para agricultura irrigada é uma alternativa devido à escassez de água, crescimento populacional, disponibilidade de nutrientes nas zonas peri-urbanas, dentre entre outras razões. O presente trabalho identifica o potencial e os possíveis constrangimentos associados a projectos de reutilização de água para irrigação para melhor julgar o potencial para reuso no contexto de cidades da África sub-Sahariana, em particular Maputo. A pesquisa revelou que existe potencial para reuso, embora somente 5% da água residual produzida é tratada na região devido a um conjunto de razões, incluíndo infraestruturas obsoletas, problemas de gestão de sistemas de saneamento, planeamento urbano desadequado e limitações financeiras. Mesmo assim, esta água, praticamente não tratada, é usada diariamente para fins agrícolas.

Organização Mundial de Saúde propõe, nas suas directrizes de 2006, para projectos de reutilização de água, unicamente parâmetros de qualidade no fornecimento usado para irrigação com e sem restrição. Outros aspectos como, tipo de irrigação, gestão da cultura em campo, práticas pós-colheita, que  têm grande influência na redução da concentração de patógenos nas culturas, são simplesmente ignorados. A inclusão destes aspectos, numa abordagem mais holística entre a qualidade requerida de água para irrigação, uso de tecnologias de tratamento adequadas ao contexto de cada país e técnicas pós-colheita para reduzir os risco de saúde existentes para níveis aceitáveis, poderá ser benéfico para Países em desenvolvimento . Esta abordagem define-se como de de múltiplas barreiras e consiste em combinar tratamento de água residual e barreiras em pontos criticos ao longo da cadeia de produção até ao consumidor.

Em conclusão, ainda existe um longo caminho para implementar sistemas seguros de reutilização de água para irrigação: a situação actual deve mudar contudo as directrizes actuais não são apropriadas para as prácticas correntes.