Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
MEDIÇÃO DOS NÍVEIS DE POLUIÇÃO SONORA EM ESCOLAS PRIMÁRIAS NA CIDADE DE MAPUTO
Merchior João Penicela, Amino Ussene Naran, Luís Manuel João, Rogério José Uthui

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


O objectivo desta pesquisa foi de medir os níveis de poluição sonora em dez (10) escolas primárias na cidade de Maputo e comparar os valores obtidos com os recomendados pela Organização Mundial da Saúde. A metodologia utilizada para medir os níveis de poluição sonora, consistiu na medição dos níveis de pressão sonora por meio de um medidor de nível de pressão sonora. Em cada escola foram feitas três (3) medições: uma (1) no pátio e duas (2) na sala de aula (ocupada e desocupada por alunos). Os resultados das medições mostram que no pátio em apenas uma (1) escola é que foi encontrado o valor de 53,6 dB (A) Leq que se encontra dentro do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde que é de 55 dB (A) Leq. Nas medições feitas em salas desocupadas, em todas as escolas, foram encontrados valores acima de 47,0 dB (A) Leq, que é superior ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde de 35 dB (A) Leq. Durante a aula, foram registados níveis de poluição sonora acima de 65 dB (A) Leq. O rácio fala-ruído, recomendado pela OMS entre 10 a 15 dB, foi obervado na Escola Primária Kurhula e na Escola Primária 3 de Fevereiro, 12,3 dB (A) e 10,8 dB (A) respectivamente, estando as outras acima do valor recomendado. A poluição sonora nas escolas decorre da combinação de três (3) principais fontes: tráfego rodoviário, alunos (particularmente das primeiras classes) e outras actividades de funcionamento da escola.

Palavras‑chave: medição, poluição sonora, escolas, salas, Maputo.