Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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PARA UMA DIDATIZAÇÃO DO GÉNERO “RESUMO ACADÉMICO” NA UNIVERSIDADE
Marta Zefanias Sitoe

Última alteração: 2018-08-15

Resumo


 

M. Z. Sitoe

Resumo

As dificuldades que os estudantes universitários manifestam na leitura e na escrita de textos pertencentes a géneros utilizados na esfera universitária têm vindo a ser largamente estudadas. Pesquisadores-professores começaram recentemente a abordar as necessidades dos estudantes em termos de literacias académicas, defendendo que é preciso implementar medidas e ações pedagógicas para possibilitar o desenvolvimento dos skills que aprendizagem no ensino terciário demanda. Numa linha semelhante, este estudo surge na sequência da constatação de que os estudantes universitários moçambicanos apresentam um desempenho linguístico muito fraco, que não lhes permite realizar, com sucesso, diferentes atividades de análise e produção textual necessárias para o seu sucesso académico. O estudo visa apresentar uma proposta de “didatização” do género “resumo académico” como forma de contribuir para o desenvolvimento de ações pedagógicas que favoreçam o melhoramento de competências de literacia cruciais para a melhoria do desempenho estudantil. Quanto à metodologia, partiu-se da análise de  um corpus de 36 resumos produzidos por estudantes do 2º ano do curso de Licenciatura em Ensino de Português afim de identificar áreas problemáticas na produção deste género textual. Os dados foram analisados com base em categorias assentes nos processos necessários para a redação do resumo: (i) compreender e identificar as principais proposições no texto, (ii) condensar essas proposições e (iii) escrevê-las sucintamente por próprias palavras. Os resultados indicam que os estudantes abordaram o texto a partir do qual produziram o resumo desprovidos de categorias de análise necessárias para o compreenderem. Revelam também que, embora conheçam as estratégias implicadas na produção do resumo académico, não dispõem dos mecanismos linguísticos necessários para as operacionalizar. Estes resultados fornecem informações sobre as áreas de intervenção didática prioritárias no âmbito da leitura e da escrita académica.

Palavras-chave: Resumo académico, Didatização, Literacias académicas