Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DA SEGUNDA RELAÇÃO DE THOMSON
volodymyr valentyn chernysh

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Chernys V.,  Guambe J., Miguel N.

Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Ciências, Departamento de Física, Secção da Física Teórica

Importância do estudo dos métodos directos da transformação da energia térmica à eléctrica é bem conhecida e está reflectida em programas de Física. Métodos termoeléctricos da transformação de energia ocupam lugar importante neste renque. Determinação  das características importantes dos materiais e dispositivos  da transformação da energia é elemento  importante da tecnologia de produção e aplicação dos mesmos e ao mesmo tempo é elemento importante da educação dos futuros profissionais.

Nesta comunicação desenvolve-se o método possível da determinação do coeficiente de Peltier e verificação experimental da segunda relação de Thomson. Para determinação do coeficiente de Peltier considera-se o fio isotrópico na presença do gradiente de temperatura e  corrente eléctrica. Solução da equação diferencial da condutibilidade térmica nas condições estacionárias e coeficientes cinéticos constantes junto com a equação generalizada da condutibilidade térmica  permite determinar a quantidade de calor que se transfere para um dos termóstatos sob sentidos opostos da corrente eléctrica e assim determinar o coeficiente de Peltier.

Resultados experimentais obtidos estão em concordância com os conhecidos. Medições independentes da força termoelectromotriz permitiram comprovar experimentalmente a segunda relação de Thomson. Consideração teórica desenvolvida e dispositivo experimental construído podem servir como base para trabalhos laboratoriais para as disciplinas básicas-específicas.