Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
O INGRESSO POR QUOTAS E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EM ALGUNS CURSOS DA UEM
Balbina Jael da Conceição Mutemba

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Volvidos cerca de 17 anos da introdução do sistema de quotas provinciais nos exames de admissão aos cursos da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é premente perceber o impacto desta acção afirmativa, que visa reduzir as assimetrias regionais na formação de técnicos superiores no país.

Não se conhecem estudos sobre a relação entre a forma de ingresso dos estudantes, por via do sistema de quotas provinciais ou não, e o seu desempenho na UEM.

Para contribuir na resposta à questão muitas vezes colocada no meio académico sobre a dicotomia ingressos por quotas e desempenho académico, a presente pesquisa em progresso pretende verificar se há diferenças significativas no desempenho de estudantes, de uma amostra aleatória de cursos leccionados nas Faculdades de Ciências, Medicina, Economia e nas Escolas de Ciências Marinhas de Quelimane e de Empreendedorismo de Chibuto, ingressados normalmente e por via de quotas em 2007 e 2008.

Os dados da pesquisa serão extraídos da informação disponível no Departamento de Admissão à Universidade e do arquivo da Direcção do Registo Académico da UEM e serão tratados quantitativamente, para avaliar as diferenças do desempenho académico em relação às formas de entrada.

Adicionalmente, serão analisados de forma qualitativa inquéritos administrados aos chefes de secção, docentes e estudantes com objectivo de identificar as estratégias aplicadas para o nivelamento dos conhecimentos dos estudantes para que o equilíbrio regional seja garantido também na graduação.

A pesquisa mostrará as medidas complementares, instituídas e/ou a instituir pelas faculdades e Escolas, para a assistência aos candidatos que beneficiam do sistema de quotas, de modo a concluírem com sucesso os seus cursos e no tempo regulamentado.

 

Palavras-chave: Ingresso, quotas, desempenho académico,