Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DOS PADRÕES AMBIENTAIS DAS ÁGUAS NAS ZONAS VERDES. CASO DE ESTUDO: VALE DO INFULENE
angelica simiao nhaca

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A presente tese está virada para análise dos parâmetros que influenciam na qualidade de água usada para a rega das hortícolas do Vale de Infulene. O principal objectivo da tese é analisar os parâmetros químicos e microbiológicos da água usada para a rega no Vale de Infulene, enriquecido com a realização de ensaios laboratoriais e com a comparação dos resultados com os padrões de qualidade ambiental e de emissão de efluentes vigentes em Moçambique.

Para determinar os parâmetros Cl-, SO4-, NO2-,NO3-, NH3, Ca2+, Na+,K+, coliformes totais e fecais foram usados os métodos de Mohr, Turbidimétrico, ácido Sulfanílico e α–Naftilamina, Fotometria por Absorção Atómica (UV), Reagente de Nessler, Volumetria de Complexação com EDTA, Fotometria de Chama (FC) e Membrana Filtrante.

Em relação às análises químicas e microbiológicas realizadas nos três pontos de amostragens, os resultados dos parâmetros estudados NH4+, SO42-, Cl- e Na+ satisfazem os limites estabelecidos pela NM, conferindo à água do Vale do Infulene a boa qualidade e sem restrição para a rega com excepção dos parâmetros NO3-, Ca2+, K+, coliformes fecais e coliformes totais por apresentarem resultados acima do intervalo normal estabelecido pela NM, porém, não conferindo a boa qualidade à água, com uma restrição severa para a rega.

Recomenda-se um estudo completo determinando-se metais pesados devido à sua facilidade de bioacumulação em certos tipos de plantas, simultaneamente se faça a revisão da legislação moçambicana sobre os padrões de águas de rega.

Palavras – chave: Parâmetros de Qualidade de Água, Distrito Kamubukwana, Água para Rega, Cidade de Maputo.

Área Temática: Recursos Naturais e Meio A Meio Ambiente

Autores: Nhaca, Angélica Simião, Engº. Alexandre Paulo M. Bartolomeu e Prof. Engº. Lucrécio Duarte Biquiza