Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CIDADE DE MAPUTO ATRAVÉS DE INCINERAÇÃO E DIGESTÃO ANAERÓBICA
Daniel Boaventura Mboa

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


O objectivo geral deste trabalho consistiu em estudar o aproveitamento energético dos resíduos sólidos gerados na Cidade de Maputo através de incineração e digestão anaeróbica, e como forma de alcançar o objectivo geral, foi feito um estudo da caracterização física e quantificação dos resíduos, estimativa do poder calorífico usando equações empíricas do Dulong, da quantidade de energia a ser recuperada na caldeira, da quantidade de biogás produzido a partir dos resíduos orgânicos usando a equação de Buswel e da quantidade de energia a ser recuperada na caldeira a partir da queima do biogás.

A quantidade diária dos resíduos foi determinada usando a geração per capita dos resíduos e o número de habitantes e estimou-se aproximadamente em 600 toneladas.

Foram definidas dois sistemas para a recuperação de energia: (i) Sistema de referência, que envolve a separação do metal e do vidro e a incineração com a recuperação de energia e (ii) Sistema de estudo, que envolve o processo de separação do metal, do vidro, dos resíduos orgânicos e a incineração do resto dos resíduos com a recuperação energética, neste foram definidos as eficiências de separação (Cenários) em 95%, 90%, 85% e 80%. No sistema de estudo os resíduos orgânicos foram tratados com digestão anaeróbica para recuperação de energia a partir de biogás e os resíduos combustíveis foram incinerados com a recuperação energética. A energia recuperada na caldeira para o sistema de referência foi de 3,338,108 MJ/dia e para o sistema de estudo às diferentes eficiências foi de 4,312,072 MJ/dia, 4,243,110MJ/dia, 4,174,146MJ/dia e 4,105,181MJ/dia para o cenário 1, 2, 3 e 4 respectivamente. A energia do sistema em estudo corresponde a soma da energia gerada através do processo de incineração dos resíduos sólidos incineráveis e da incineração do biogás gerado a partir dos resíduos orgânicos.

 

Palavras – Chave: Resíduos Sólidos Urbanos, Cidade de Maputo, Incineração, Digestão Anaeróbica, Recuperação Energética.

Área temática: Recursos Naturais e Meio Ambiente

Autores: Daniel Boaventura Mboa e Lucrécio Duarte Biquiza