Última alteração: 2018-08-15
Resumo
Vantagem Competitiva leva à necessidade de obtenção de requisitos e desenvolvimento de atributos ou inovação que permite melhores condições de competir em relação às condições dos concorrentes. O presente estudo busca perceber até que ponto a inovação tecnológica serve como estratégia para obtenção da vantagem competitiva no ensino superior á distância, de forma específica: identificar quais as inovações tecnológicas adotadas pelas instituições de ensino superior á distância, conhecer as principais ameaças e oportunidades do ambiente externo que influenciam nas estratégias tecnológicas das instituições. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a amostra foi composta por um total de três (03) funcionários que trabalham na área tecnológica, um de cada Instituição de ensino superior á distância nomeadamente: Universidade Católica de Moçambique, Instituto Superior de Ciência e Educação á Distância e a Universidade Pedagógica e para coleta de dados optou-se por um inquérito por questionário online, para a análise de dados a análise de conteúdo. Pode-se assim observar que a tecnologia faz parte do dia-a-dia do estudante, só pelo facto das instituições de ensino superior apostarem em modalidade de ensino mediado por meios tecnológicos já é uma evidência da promoção do uso das tecnologias. Ficou evidente que para os inqueridos, que a inovação tecnológica é uma estratégia fundamental pois possibilita a maior vantagem competitiva. Conclui-se que a inovação tecnológica gera vantagem competitiva pois deixou de ser simplesmente um aperfeiçoamento e tornou-se em uma atitude estratégica para quem deseja vencer os concorrentes.
Palavras-chaves: Inovação, vantagem competitiva, tecnologia e ensino superior á distância.