Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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AVALIAÇÃO E GESTÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA NA RUA “B” EM KATEMBE
Celso Alexandre Tivane

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


No presente trabalho, fez-se um Estudo de Avaliação e Gestão dos Impactos Ambientais gerados pela construção da estrada na Rua “B” em Katembe no troço Ponte Cais – Hotel Marisol, inserindo-se na área de Avaliação de Impacto Ambiental, uma área que abrange todos os sectores de actividade na construção do projecto. Todas as partes interessadas, estão sujeitas no seu dia-a-dia durante a implementação do projecto a impactos negativos, tal como perda da vegetação e fauna nativas, contaminação do solo, contaminação de águas superficiais e subterrâneas, acidentes de viação e atropelamentos, perda de audição, inalação de poeiras e entre outros. O trabalho foi desenvolvido no Distrito Municipal Katembe, durante a construção da Rua “B” por parte da Ceta-Engenharia e Construção, com o intuito de conhecer as actividades e identificar os aspectos e seus respectivos impactos que possam afectar negativamente as partes interessadas e ao meio ambiente, e tomar as suas medidas de mitigação, na vertente de minimizá-los ou eliminá-los. O método usado para avaliação dos impactos ambientais foi o de matriz, que consiste numa avaliação feita considerando a frequência e severidade dos impactos. Os impactos foram classificados quanto a categoria/natureza (adverso ou benéfico), Aceitabilidade (Aceitável, Tolerável, Moderada e Critica) e quanto a sua intensidade/magnitude (muito baixo, baixo, médio e alto). Nesse trabalho, primeiramente foram definidos os conceitos básicos relacionados com o tema em estudo e a descrição biótica, física e socioeconómica do mesmo. Caracterizou-se também a área do projecto, avaliou-se os impactos ambientais usando o método da matriz e por fim propôs-se um Plano de Gestão Ambiental (PGA) e monitorização dos mesmos. Depois de avaliados os impactos ambientais para a construção e operação de estrada verificaram-se 35 impactos, sendo que o meio físico foi o mais afectado com uma percentagem 48,57% comparativamente com meio socioeconómico e biótico com 34,29% e 17,14% respectivamente.

 

 

 

Palavras-chave: Ambiente, Impacto, Gestão, medidas de mitigação, Avaliação

Área temática: Recursos Naturais e Meio Ambiente

Autores: Eng° Celso Alexandre José Tivane e Prof. Doutor Luís Hélder Lucas