Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
ACOMPANHAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO DO ENSINO Á DISTÂNCIA: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE.
Tomásia Fonseca Manuel

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Na modalidade de ensino á distância os estudantes e os tutores se encontram fisicamente separados, no Centro de Ensino á distância da Universidade Católica de Moçambique, no regime online a mediação é suportada por meios tecnológicos, para os cursos de ensino nas disciplinas de práticas pedagógicas I e II (tronco comum) os estudantes realizam actividades práticas e para isso fazem-se presente a uma instituição de ensino, neste âmbito a necessidade do acompanhamento das práticas pedagógicas. O presente estudo faz uma reflexão sobre o acompanhamento das práticas pedagógicas na modalidade de ensino á distância, de forma específica perceber quais as actividades envolvem as práticas pedagógicas; identificar os desafios das práticas pedagógicas na modalidade de ensino á distância, conhecer as estratégias e métodos adotados nas práticas pedagógicas. Como objecto de estudo 04 tutores das respectivas disciplinas foram submetidos a uma entrevista. O alto índice de concordância apontam a avaliação das práticas pedagógicas como sendo positiva, mas é necessário criar estratégias para melhorar o acompanhamento e a qualidade das práticas pedagógicas na modalidade de ensino á distância online. Conclui-se assim que o acompanhamento das práticas pedagógicas na modalidade de ensino á distância no regime online é mediadas por meios tecnológicos ou seja é 100% online, não havendo em nenhum momento a componente de acompanhamento físico, considera-se assim este facto como o maior desafio no processo do acompanhamento das práticas pedagógicas por este contribuir para a incerteza de que realmente o estudante realiza todas as actividades previstas no currículo.

Palavras-chaves: práticas pedagógicas, tecnologia, ensino á distância, modalidade online.