Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DA TILÁPIA (OREOCHROMIS NILOTICUS) AO MERCÚRIO NO RIO REVUÈ COM BASE NA EXPRESSÃO DA METALOTIONINA
Artimísia Jaime Monjane Mabuie, Dácia Alzira de Augusto Correia

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A contaminação dos ecossistemas aquáticos por metais pesados tornou-se um problema mundial resultante da crescente actividade antropogénica. Esta inclui a actividade mineira industrial assim como a artesanal do ouro com recurso ao mercúrio (Hg) que é um metal conhecido pelo seu efeito diversificado e bioacumulação no ambiente. Na água o Hg é transformado em metil-mercúrio, uma das formas pouco solúveis e mais tóxicas deste metal. O presente trabalho teve como objectivo avaliar os níveis de  expressão da Metalotionina (MT) no tecido hepático de tilapia (Oreochromis niloticus) expostos ao Hgecolhidos no rio Revuè, usando PCR quantitativo (Taq Man). Determinou-se uma concentração do mercúrio em amostras de água e sedimento do rio Revuè. Observou-se uma indução da expressão génica da MT no tecido hepático das tilapias expostas experimentalmente ao Hg em relação ao grupo controlo. A expressão da MT foi observada também nas tilápias provenientes do rio Revuè e foi superior em relação à expressão génica no teste das amostras expostas ao Hg no laboratório.

Concluiu-se que existe uma relação entre a exposição ao Hg e a expressão da MT nas tilápias e que, ainda que reduzida,  observou-se contaminação das águas e das tilápias do rio Revuè, demonstrada pelos níveis de concentração de Hg no sedimento e pelos níveis de expressão da MT nas tilápias.

Palavras chave: Contaminação, Mercúrio, Oreochromis niloticus, Expressão génica, Metalotionina