Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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O DESAFIO DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL EM MOÇAMBIQUE: POR UMA CULTURA DIGITAL PARTICIPATIVA
Tonecas Jose Manjate, Vasco Fernando Maungue

Última alteração: 2018-08-15

Resumo


T.J. Manjate, V.F. Maúngue

 

Resumo: Assistimos nas últimas duas décadas, em Moçambique uma evolução significativa na Política de Informação, porém, entendemos que a sua implementação tem sido mais virada para questões técnicas de acesso e a montagem de sistemas para o uso interno do governo, e tem tido menos impacto na Educação. Nesta Era reconhecemos desafios e oportunidades para diferentes dinâmicas e transfigurações que nos são impostas pelas tecnologias digitais na educação, sendo assim, a nossa reflexão incide, essencialmente, sobre a educação, sublinhando, a importância de uma apropriação humanizante das tecnologias digitais. Urge reflectir nas repercussões da actual cultura digital na socialização e educação formal, o aumento da literacia tecnológica na educação. Impõe-se analisar como as tecnologias digitais interferem na educação, influenciam o modo como informamos, comunicamos e interagimos, bem como a maneira como se concebe e constrói o conhecimento. Importa avaliar os desafios que as tecnologias digitais, particularmente a Internet, colocam à escola, cabendo a esta fazer o seu aproveitamento qualitativo. O estudo adoptará três métodos de trabalho: pesquisa documental; entrevistas com actores-chave; e análise em grupo. Neste contexto defendemos a necessidade de explicitamente adoptar uma componente de inclusão digital nos programas e políticas nacionais e sectoriais de Educação, e apresentamos ideias, desafios e propostas concretas numa tentativa de perspectivar a evolução da sociedade e das tecnologias ao longo dos próximos 10 anos. Entendemos ser de capital importância, o papel da educação formal na orientação e sistematização do saber, bem como à sua tarefa de suporte axiológico, decisiva para a construção e desenvolvimento da responsabilidade e da própria autonomia do indivíduo. Face às tecnologias digitais salientamos a necessidade de a escola, criar e produzir nas redes digitais materiais e situações canalizadas para as aprendizagens escolares e também incentivar ao exercício da crítica, da problematização e da desconstrução.

 

Palavras-chave: Digitalização, Educação, Literacia digital, Políticas Tecnológicas