Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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A EMERGÊNCIA E PERTINÊNCIA DO ENSINO DA LÓGICA FILOSÓFICA NO NÍVEL MÉDIO EM MOÇAMBIQUE
Linda Jivane Abdul

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


O ensino da Lógica filosófica no nível Secundário Geral, do Sistema Nacional de Educação é outorgada na Lei 6/92 de 6 de Maio. Esta pesquisa permite-nos repensar e consolidar as bases do ensino da Lógica filosófica em Moçambique, ao mesmo tempo que nos conduz a uma refundação da relação entre Lógica e Filosofia, tal como ela pode ser possível, ao nível do ensino secundário. O objectivo desta pesquisa é de reflectir e demonstrar a pertinência do ensino da Lógica Filosófica para o aluno do nível Médio ou ensino Secundário que precisa de treinar o seu intelecto para compreender o mundo e a vida numa perspectiva histórica, universal, autónoma e radical, elementos que coincidem com as características fundamentais da Filosofia, que são a historicidade, universalidade, autonomia da razão e radicalidade, na construção de uma sociedade interventiva. Espera-se que o ensino de Lógica filosófica deve ser leccionada com a intensão de conceber a Lógica como único instrumento ou método de aprendizagem que possibilita a análise critica e autónoma do contexto e do “agir comunicativo” global. Uma vez apreendida a lógica adequadamente de forma instrumental conforme nos referimos, espera-se que haja mais vontade, entrega e qualidade de ensino e aprendizagem em Moçambique, a partir do ensino Secundário que procede o universitário.

Palavras-Chaves: Lógica filosófica; ensino secundário geral; Curriculum; aluno.