Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DE CONTAMINAÇÃO DE FRANGOS POR Escherichia coli EM dois MATADOUROS DA PROVÍNCIA DE MAPUTO
Gildo Diamantino Cole

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Introdução: O frango de Corte é uma linhagem de aves, descendente das raças Cornish e Plymouth da espécie Gallus  gallus, produzido para fornecimento de carne. A carne de frango tem sido exposta a contaminação por Escherichia coli durante a linha de abate nos matadouros devido a vários factores ligados as etapas de abate ao nível mundial. Em Moçambique, especificamente a província de Maputo, a contaminação da carne de frango por Escherichia coli nos matadouros deve-se a falta de boas práticas de processamento das carcaças de Frango contribuindo no aumento de casos de doenças de transmissão alimentar nos consumidores.

Objevtivos:  Avaliar a contaminação das carcaças de frangos de Corte por  Escherichia coli em  dois matadouros da Província de Maputo.

 

Metodologia: A selecção das 120 amostras obedeceu amostragem aleatória estratificada nos dois matadouros e a análise microbiológica fez-se usando as placas petrifilm, e usou-se o teste t para duas amostras independentes ao nível de confiança de 95%, para determinar e comparar o nível de contaminação das carcaças de Frangos nos dois matadouros (A e B). No matadouro B o nível de contaminação das carcaças foi de 164.83 Unidades Formadoras de Colónias, maior em relação a 80.66 Unidades Formadoras de Colónias do matadouro A.

Conclusões: O nível médio de Unidades Formadoras de Colónias de Escherichia coli nas carcaças de Frango analisados se encontra dentro do nível aceitável de contaminação de acordo com Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e do  Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar do nosso país.

Palavras-chave: Qualidade microbiológica, carcaças de aves nos a batedouros.