Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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A GESTÃO DA LIGA MOÇAMBICANA DE FUTEBOL, CASO DE ESTUDO: MOÇAMBOLA
Nercio Marcos Duvane

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A área da Gestão Desportiva em Moçambique enfrenta cada vez mais desafios, exigindo profissionais do Desporto com formação específica e experiência para dar resposta a esta área. A Liga Moçambicana de Futebol e uma instituição que impõe um padrão mínimo de organização aos clubes, que define claramente as regras de conduta e suas respectivas punições, e que potencializa os ganhos financeiros tanto para os clubes individualmente, quanto para o sistema como um todo, incluindo patrocinadores, mídias, sector de serviços, de promoção de eventos, produção de equipamentos e produtos diversos, ligados directamente ou não a modalidade. A Gestão Desportiva assume na actualidade um papel de extrema importância, a par da crescente evolução que a indústria desportiva tem vindo a registar, principalmente na área de futebol, é importante que haja uma gestão competente que consiga dar resposta aos problemas actuais com que hoje o desporto se depara. O uso do Marketing Desportivo e a aposta em profissionais qualificados para a gestão desportiva é uma das ferramentas que poderá ser utilizada para resolver este problema, fazendo do desporto um produto apetecível ao investimento privado. O estudo foi realizado na Liga Moçambicana de Futebol, Primeira Liga Moçambicana do Futebol Profissional. As actividades foram desenvolvidas num regime de estágio e de revisão fundamentos teóricos e bibliográficos, teve como objecto a abordagem das ferramentas de gestão, para propor um plano Estratégico de melhoria da Gestão da Liga Moçambicana de Futebol. A proposta da utilização desta estratégia visa melhorar a capacidade institucional, políticas de gestão e rentabilização do Moçambola, em cadeia de escala.

Palavras-chaves: Desporto; Gestão; Marketing; Liga Profissional de Futebol.