Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
CARACTERIZAÇÃO CONTEXTUAL DE APOIO E PARTICIPAÇÃO DE EMPRESAS NO SECTOR DESPORTIVO EM MOÇAMBIQUE
Gabriel Carlos Nguenha

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A boa participação empresarial no sector do desporto em todos os níveis é uma preocupação da sociedade que marca a actualidade. Geralmente, as empresas associam-se aos clubes desportivos com um propósito que independentemente do âmbito de apoio, ajuda a empresa a ganhar a reputação na comunidade em que actua, colocando-a numa posição privilegiada num mercado competitivo. Ora, para o aumento da participação empresarial no apoio aos clubes desportivos nacionais todos são chamados a intervir. Os apoios das empresas são indispensáveis para o funcionamento dos clubes desportivos. Portanto, esta pesquisa procurou essencialmente caracterizar o contexto de apoio e participação de empresas no sector desportivo em Moçambique, passando necessariamente por descrever os meios de apoio e participação das empresas no sector do desporto em Moçambique, identificar os tipos de apoios concedidos aos clubes desportivos pelas empresas, aferir o que leva as empresas a apoiarem os mesmos e comparar o contexto de apoio e participação entre as empresas em estudo. Este estudo seguiu uma abordagem fundamentalmente qualitativa e com auxílio da quantitativa para dados numéricos. Os dados que suportam a pesquisa foram obtidos através de entrevistas e questionários aplicados a um total nove (9) pessoas, dos quais 5 são Gestores de Marketing e Comunicação da Empresa Millennium BIM e 4 da Standard Bank, sediadas em Maputo. De um modo geral os resultados da pesquisa revelam que as empresas apoiam os clubes desportivos no âmbito do patrocínio e responsabilidade social. As empresas concedem diferentes tipos de apoios: financeiros, materiais e equipamentos desportivos. A participação das empresas no desporto constitui uma estratégia de marketing, uma forma de expor os seus serviços e ganhar prestígio, por serem empresas que participam no desenvolvimento do desporto de rendimento e desporto para todos em Moçambique.

Palavras-chave: Desporto, clube desportivo, empresa, mecenato, responsabilidade social, patrocínio.