Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ANATÔMICO E MOTRIZ DOS DEFICIENTES INTELECTUAIS NO MAPUTO, MOZAMBIQUE.
Carlos Alberto Govea Macías

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


Desenvolve-se uma investigação descritiva partindo da necessidade de caracterizar as potencialidades e necessidades do desenvolvimento anatômico e motriz dos estudantes com deficiência intelectual da escola na Escola Primária Completa Especial nº 2, para poder desenvolver de forma eficiente as actividade física, de uma população de cinqüenta e sete de cinco grupos, aplicou-se uma amostragem probabilístico estratificado e aleatório simples ficando trinta estudantes, baseada em cinco turmas nomeadamente: a turma da 2ªclasse (6 alunos), sensórias 1 (21 alunos), sensórias 2 (20 alunos) e 6ª e 7a com idade entre 15 e 17 anos, dos quais 9 meninos e uma menina. Para a valoração cientifica se utilizaram dentro dos métodos empíricos a medição mediante teste para determinar o estado actual das avaliação anatómica (peso, altura, IMC), teste motores (flexibilidade, força de braços, de pernas e abdominal), complementares (velocidade e agilidade) e estatística descritiva. Os que permitiram concluir existem evidências científicas que demonstram a necessidade de conhecer o estado atual dos deficientes para poder desenvolver um algoritmo de atenção integral eficaz mediante a actividade física. Na avaliação anatômica a maioria apresentam peso normal, solo alguns magros e sobre peso. Os teste motor flexibilidade, força de perna, força abdominal, dos testes complementários (velocidade) e avaliação fisiológica estão considerados como insuficientes. O resto das capacidades (força de braços e agilidade) se encontravam razoáveis e boas.