Última alteração: 2018-08-16
Resumo
A relevância do construtivismo na metodologia do ensino desportivo tem sido denominada de ensino integral, configurando-se como um comportamento cognitivo-motor-orientador de aprendizagem, que parte da ideia de que cognição e ação estão intimamente associadas. Apoiada nessa concepção, a pesquisa tem como objectivo desenvolver uma metodologia para o processo de ensino-aprendizagem do voleibol na categoria 11-12 anos; com base no modelo de dinâmica competitiva como uma contribuição teórica fundamental. Para a realização das tarefas foi necessária a aplicação dos seguintes métodos análise-síntese, modelagem científica, observação, entrevista e experimento, para avaliar a viabilidade dos resultados científicos, foi utilizado o critério perito. A contribuição para a prática está na metodologia do ensino de voleibol por meio da competição, que ajuda a redimensionar o processo de ensino-aprendizagem, por meio do uso da unidade de aprendizado competitivo. Os resultados do pré-experimento desenvolvido comprovaram a significância da proposta entre o pré-teste e o pós-teste na dimensão motora, comunicativa e de compreensão para a colaboração-oposição, que demonstrou a efectividade prática da metodologia, aplicado na equipe feminina de vôleibol do município de Las Tunas, na província de Las Tunas, Cuba.
PALAVRAS-CHAVE: processo de ensino-aprendizagem, competição, categoria e diversidade da situação do jogo.