Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
A LÚDICA NO ENSINO DO ATLETISMO NAS PRIMEIRAS IDADES
Rolando Castro Marcelo, Maria Caridad Figueredo Perez, Jordanis Fuentes Palomino, Fernando Pacheco Montero

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A necessidade de implementar um foco no processo de ensino-aprendizagem em iniciantes no atletismo, a partir de um diagnóstico no ensino de atletismo na província de Las Tunas, Cuba, para os professores de Educação Física e treinadores desportivos com iniciantes, revelaram o hipercomportamentalismo na direção do processo, colocando-se como problema: insuficiências durante a prática do atletismo em relação às expectativas da actividade física, o que afectou a relevância formativa; o objectivo foi elaborar uma metodologia apoiada em um modelo da dinâmica praxeológica lúdica para a apropriação de uma cultura no atletismo. Atingir maior motivação e uma aquisição dos conteúdos pelos alunos de acordo com suas potencialidades. Tendo como principais referências Rolando Castro Marcelo e Homero Fuentes. Entre os métodos implementados: histórico lógico, holística dialética e observação. A pertinência e viabilidade científica dos resultados da pesquisa foi avaliada por meio de consultas com especialistas e oficinas de socialização.

Palavras chave: Processo de ensino-aprendizagem, modelo lúdico praxiológico e primeiras idades.