Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
Estudo e desenvolvimento de um sistema de orientação profissional para estudantes do ensino secundário geral
Ruben Manhiça, Bhavika Rugnath, Deize Maposse

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


O plano curricular do ensino em Moçambique subdivide-se em : ensino primário, ensino secundário, ensino técnico médio e ensino superior. A transição de um ensino para o outro submete ao estudante múltiplas opções de escolha, onde a decisão requer um determinado grau de maturidade por parte do estudante pois, estas escolhas embora que de forma indirecta, apresentam um grande impacto na construção do futuro profissional do estudante. Desta forma, é indispensável a presença da prática de orientação profissional nas escolas para prestar apoio e aconselhamento ao estudante durante a tomada de decisão. Neste âmbito, tornou-se relevante um estudo para averiguar formas que possam ser adequadas para resolver o problema. Deste modo, o presente trabalho teve por finalidade estudar e desenvolver um sistema de orientação profissional, como forma de suprir a ausência da orientação profissional nas escolas. Para cumprir com o propósito geral do estudo, recorreuse a pesquisa bibliográfica para entender como as técnicas e modelos adoptados por vários autores são utilizados na orientação profissional. Realizou-se também o estudo de campo que consistiu em observar o impacto da ausência da orientação profissional no ambiente escolar fazendo uso de técnicas de colecta de dados como entrevistas e questionários para recolha de requisitos. Por fim, como resultado da pesquisa desenvolveu-se um protótipo de um sistema de orientação profissional que espelha as actividades realizadas no processo de orientação profissional convencional. O aplicativo desenvolvido foi baseado nos conhecimentos adquiridos na revisão da literatura e dados colhidos no caso de estudo e foi conduzido pelas técnicas de engenharia de software.

Palavra chave: Orientação profissional, Estudante, Profissão, Escola