Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
FATORES DE RISCO ASSOCIADOS A MALARIA IDENTIFICADOS PELO SISTEMA DE DETECÇÃO REACTIVA DE CASOS, MAGUDE
Julia Montana, Beatriz Galatas, Humberto Muguambe, Lídia Nhamússua, Wilson Simone, Francisco Saute, Pedro Aide

Última alteração: 2018-08-13

Resumo


Introdução: Decorre desde o ano 2015 um programa de eliminação de malária no distrito de Magude. O pacote de intervenção consistiu na pulverização intra-domiciliária seguida de administração massiva de tratamento (AMT) usando dihidroartemisinina-piperaquina (DHAp). Após 2 anos, a prevalência da malária reduziu de 9%  para 2,6% e iniciou um sistema de detecção reactiva de casos (DRC) de malária com administração focal de DHAp ao nível do agregado familiar.

Objectivos: Avaliar os factores de risco associados aos casos de malária identificados pelo sistema de DRC em Magude na época de transmissão de 2017/18.

Metodologia: Recolheram-se dados sobre possíveis fatores de risco de infecção por Plasmodium falciparum dos casos detectados passivamente (CDP) e dos seus contactos domiciliares. Cada contacto domiciliar foi testado para malária usando o teste de diagnóstico rápido (TDR) e tratado com DHAp independente do resultado do teste. Modelos de regressão logística ajustados por agregado familiar foram usados para identificar os principais fatores de risco associados à infecção. Os CDP foram comparados a todos os contatos, e os casos detectados ativamente (CDA, definidos como contactos positivos por TDR) foram comparados aos contactos negativos.

Resultados: Cerca de 805 CDP foram seguidos de Julho a Novembro 2017. Dos 3362 contactos identificados, 237 (7%) foram positivos por TDR. As crianças de 5-15 anos tiveram uma probabilidade maior de serem casos do que os adultos (CDP OR=1,63, p<0,01; CDA OR=1,25, p=0,01), assim como os homens (OR CDP=1,32, p=0,05; CDA OR=1,50, p<0,01) e as pessoas que reportaram ter viajado nos últimos 30 dias (CDP OR=2,10, p<0,01; CDA OR=2,49, p<0,01).

Conclusões: Casos ainda são observados semanalmente, especialmente entre homens, crianças de 5-15 anos de idade, e pessoas que viajam.

Recomendações: Medidas adicionais de controle da malária que consigam atingir aos grupos da população mais dificis de atingir serão necessárias para conseguir abordar a transmissão remanescente.

Palavras chave: malária; fatores de risco; eliminação; detecção ativa de casos.