Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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A SISTEMATIZAÇÃO DA HABILIDADE CREATIVE DOS ESTUDANTES GRADUALMENTE PROMOVE A APRENDIZAGÊM AUTÔNOMA
Eduardo Rene Velasco

Última alteração: 2018-07-13

Resumo


A promoção da autonomia de aprendizagem tem sido por muito tempo, um objectivo importante na pesquisa educacional. Além disso, aumentar o nível de criatividade dos alunos do Ensino Superior pode ser considerado um traço de bom desempenho no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, desenvolveu-se um modelo instrucional para o ensino de Física que, incentivando a criatividade dos estudantes para a resolução de problemas, tenta ajudá-los a serem mais autônomos. A principal característica do modelo e do programa que surge dele é a sistematização da capacidade criativa dos estudantes, obtida por meio de um metodo de solução de problemas. Este procedimento utiliza em aula, problemas planeados de tal maneira que várias respostas são possíveis, e não como problemas tradicionalmente considerados nos quais somente uma resposta está correta. Este programa foi realizado como um programa de pesquisa-acção durante três anos no ensino de Física para Engenheiros Florestais na Universidade de Granma, em Cuba, com bons resultados. O fortalecimento da formação profissional tem sido um objectivo complementar desta pesquisa, de modo que o procedimento acima citado considerou, como primeiro passo, situações práticas adequadas para vincular conteúdos de Física ao interesse profissional dos estudantes.

Palavras chave: habilidade creativa, apredizagêm autonoma, investigação acção, ensino de Física

Abstract: Promoting learning autonomy has been, for long, an important goal in educational research. Aside from that, increasing the level of creativity of higher education students may be considered a trait of good performance in teaching-learning process. In this way, an instructional model for teaching Physics has been developed that, encouraging creativity of students for solving problems, try to help them to be more autonomous. The key feature of the model, and of the program that arises from it, is the systematization of the students’ creative capability, achieved using a procedure for solving problems. This procedure uses in class, problems planned in such a way that several answers are possible, not as traditionally considered problems in which only on answer is correct.  This program has been carried out as an action research program during three years in teaching Physics to Forestry Engineers at Universidad de Granma, Cuba, with good results. Strengthening professional training has been a complementary goal of this research, so the above mentioned procedure has considered, as its first step, practical situations suitable for linking Physics contents to professional interest of students.