Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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CRISE E PROCURA TURÍSTICA NA PESQUISA EM TURISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Mariamo Amade Abdula

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


As crises  podem afectar destinos turísticos, mercados emissores ou, no caso de eventos transnacionais, destinos e mercados emissores simultaneamente. Entretanto, o turismo global não está vulnerável apenas às crises relacionadas a guerras e terrorismo, há fenómenos como recessões econômicas, instabilidade política, surtos de doenças epidémicas, tsunamis, terramotos, vulcões e outros incidentes, o que tem motivado cada vez mais ao aparecimento de literatura que abordam esses fenómenos e como afetam a indústria do turismo (Blackman e Ritchie, 2007; Granville, Mehta, e Pike, 2016; Hystad e Keller, 2008).  A análise  do impacto da crise  na procura turística resulta da revisão  de dezasseis artigos,  publicados em diversas revistas constantes da base de dados scopus, e está focalizada em três pontos: 1) conceito e tipologia de crises, 2) procura: metodologias e variáveis, e 3) relação e efeitos:  crises e procura turística. Os resultados mostram que as crises provocadas pelo homem e as catástrofes naturais afectam consideravelmente a procura turística, embora haja comportamento diferentes para cada tipo de crise.  Foi dada maior atenção à quantificação dos efeitos destes choques externos sobre a procura turística através de várias técnicas de previsão. A maioria dos autores centraram-se na procura turística Internacional, examinaram maioritariamente variáveis da procura e menos as variáveis sociais e os dados secundários foram os preferidos. A proximidade geográfica e a relação história entre países emissores e destinos determinam o comportamento da procura turística positiva em relação a uma crise.

 

 

Palavras Chaves: Crises, Procura Turística, Terrorismo, Desastres naturais, Instabilidade política.