Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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Avaliação Interna e o Desenvolvimento da Qualidade dos Cursos de Ensino Superior em Manica
Fernando Rafael Chongo, José Matias Alves

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


O presente artigo resulta de uma revisão bibliográfica motivada por uma observação participante. O mesmo debruça-se sobre avaliação interna e o desenvolvimento da qualidade dos cursos de ensino superior em Manica. O artigo analisa a relação entre estes dois factores de um ensino superior centrado na investigação, num contexto em que práticas de qualidade mostram-se deveras necessárias para o processo de desenvolvimento. Assim, o seu argumento central é de que, se a avaliação interna contribui no desenvolvimento da qualidade dos cursos de ensino superior, ela contribui concomitantemente no desenho de melhores projectos de investigação. A conclusão é de que acções sistemáticas e contínuas de avaliação interna, com foco na qualidade de investigação no seio dos cursos de ensino superior, poderão influenciar significativamente no desenvolvimento da província de Manica.

Palavras-chave: Ensino superior, Avaliação interna, Qualidade dos cursos, Investigação