Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO SENSORIAL E ACTIVIDADE FÍSICA EM CRIANÇAS COM DISTURBOS SENSORIAIS E DE APRENDIZAGEM.
Fernando Pacheco Montero

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A Integração Sensorial é o processo neurológico que organiza a informação proveniente do nosso corpo e do mundo que nos rodeia de modo a usá-​la no dia-​a-​dia através de respostas adaptativas . Em Moçambique, embora se conheça a importância desta teoria, ainda resulta insuficiente o trabalho orientado a sua implementação e desenvolvimento fundamentalmente em sua vertiente do vínculo com a actividade física em crianças com disturbos sensoriais e de aprendizagem. Esta pesquisa objectiva develar a importância da relação existente entre actividade física e integração sensorial para crianças com disturbos sensoriais e de aprendizagem. Através de uma revisão bibliográfica aprofundada procura reconhecer a interrelação existente entre elementos como: integração sensorial, actividade física, crianças com disturbos sensoriais e aprendizagem . Um estudo de campo permitiu constatar no terreno a necessidade de maior envolvimento nesta área de sensível atuação. Responde a uma pesquisa do tipo descritiva e refletiva com o objectivo reconhecer o vínculo entre integração sensorial e actividade física e sua importância para o desenvolvimento do aprendizagem em crianças com disturbos sensoriais. Os resultados mostram a necessidade de enfatizar na aplicação desta teoria e o comprometimento da mesma com o aprendizagem. Quanto maior é  nível de incidência no referido vínculo integração sensorial-actividade física maior são os resultados qualitativos alcançar na área do aprendizagem psicomotor com repercução na área intelectual, socioemocional, autoajuda e comunicação. Consideramos que ainda há muito caminho por percorrer nesta área e sendo que Moçambique transita por uma etapa de redimensionamento educacional propõe-se continuar enfatizando no estudo deste tema por seu valor social e humano para a ciência.

Palavras chaves: integração sensorial, actividade física, dieta sensorial, respostas adaptativas, aprendizagem.