Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

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IMPORTANCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANCAS COM DEFICIENCIA NA PRATICA DE ACTIVIDADES FISICAS
Cesar Torres Nhamitambo

Última alteração: 2018-08-16

Resumo


A criança necessita da actividade física para ter ganhos na saúde, através dela a criança pode conhecer o seu corpo, o meio que o rodeia e socializar-se. Existe correlação positiva entre a actividade física e a satisfação com a vida, ser fisicamente activo incrementa o bem­-estar psicológico (Elavsky & McAuley, 2004). A actividade física junta todas as formas de participação desportiva,  qualquer pessoa mesmo com fortes limitações da capacidade de movimento, tem em vista objectivos educativo, recreativo, competitivo ou terapêutico e inclusão social. Este trabalho e feito para constatar e discutir a importância dos jogos e brincadeiras na prática da actividade física e sugerir alguns jogos para crianças com deficiência. Foi realizada revisão bibliográfica na base de dados disponíveis na internet e observou-se que para crianças com deficiência o jogar e brincar na actividade física é um instrumento que possibilita a experiência necessária ao seu desenvolvimento motor, sensorial, perceptual, cognitivo, afectivo e cultural. Também observou-se e percebe-se que para alcançar objectivos propostos na implementação da actividade física em crianças com deficiencia deve resultar da adaptação (apropriação) dos aspectos que caracterizam uma estratégia de acção coerente e eficaz. Porque jogos e brincadeiras na actividade física para crianças com deficiência? Eles despertam o interesse do criança proporcionando assim um melhor desenvolvimento no factor biológico, emocional, psicomotor, social, simbólico dentre outros, formando assim pessoas, participantes, conscientes e críticas (FREITAS, 2001, p.13). O brincar se destaca como uma das inúmeras actividades pedagógicas aplicadas nas áreas de ensino infanto-juvenil, portanto é de grande importância que esteja inserido na didáctica de cada professor, pois é uma actividade na qual a criança demonstra interesse de forma natural e desenvolve percepções de acordo com sua inteligência. Brincando, as crianças com necessidades especiais exploram o seu próprio corpo e o seu ambiente, desenvolvendo as sensações ao brincarem com a sonoridade das palavras, dançarem com o ritmo das melodias, interpretarem na representação de seu dia-a-dia, Celso Fernandes Batista et al. no trabalho A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 6 E 7 ANOS.