Conferências UEM, X CONFERÊNCIA CIENTÍFICA 2018 "UEM fortalecendo a investigação e a extensão para o desenvolvimento"

Tamanho da fonte: 
CONHECIMENTO SOBRE ANTIBIÓTICOS E RESISTÊNCIA AOS ANTIBIÓTICOS NO SUL DE MOÇAMBIQUE: QUAL É O PONTO DE PARTIDA PARA PREVENÇÃO?
OLGA CAMBACO, JOHANNES JOHN-LANGBA, JOHN KINSMAN, BETUEL SIGAUQUE, HEIMAN WERTHEIM, DO DO NGA, ESPERANÇA SEVENE, KHÁTIA MUNGUAMBE

Última alteração: 2018-08-13

Resumo


Introdução: A resistência aos antibióticos é uma preocupação global que afecta países de baixa e média renda. O uso inapropriado é um dos principais constrangimentos para este problema. Em Moçambique, o conhecimento das comunidades rurais sobre antibióticos e resistência aos antibióticos ainda não foi avaliada.

Objectivo: O estudo tinha como objectivo avaliar o conhecimento da comunidade do distrito de Manhiça em relação aos antibióticos e resistência aos antibióticos.

Materias e Métodos: O estudo foi realizado no distrito de Manhiça, de 2016 a 2018, e seguiu uma abordagem de pesquisa qualitativa. Foram realizadas 16 entrevistas em profundidade e 4 discussões em grupos focais com membros da comunidade. Todas entrevistas e discussões em grupos focais foram transcritas em verbatim e submetidas a análise de conteúdo.

Resultados e discussão: A grande maioria dos participantes reconheceu o termo antibiótico, apesar da definição leiga raramente estar alinhada com a definição biomédica. Os participantes relacionaram antibióticos exclusivamente com comprimidos de formatos e cores específicas, aplicáveis a cura de doenças. A maioria dos participantes não reconheceu o termo resistência aos antibióticos apesar de muitos terem um certo nível de compreensão em relação ao conceito. Constructos sobre antibióticos e resistência aos antibióticos foram construídos com base em experiência pessoal, exposição a antibióticos,contacto com diferentes fontes formais e informais e interações sociais.

Conclusão: O estudo revelou um conhecimento limitado em relação a definições biomédicas de antibióticos e resistência aos antibióticos embora a comunidade demonstrou um alto nível de conhecimento em relação ao uso apropriado de medicamentos no geral. Há necessidade de intervenções educacionais alinhadas ao conhecimento local existente para aumentar a conscientização sobre antibióticos e resistência aos antibióticos.

Palavras-chave: Antibiótico, Resistência aos antibióticos, Conhecimento e Intervenção social